01/12/2023

Iluminação e bem-estar dentro de casa

A sua saúde e o bem-estar envolve o bem físico, emocional e psicológico, o lugar que você vive, e as suas relações com família e amigos. Para que tudo isso ocorra de maneira eficaz podemos nos beneficiar com o Ciclo Circadiano.

Ciclo Circadiano

O termo circadiano provém da designação em Latim "circa diem", que significa "cerca de um dia", e esse ciclo é o ritmo natural do próprio corpo responsável por varias funções, como o nosso metabolismo, atividades, períodos que exigem nossa atenção, e até do nosso sono. Ele esta diretamente ligado à iluminação natural ou artificial, pois é responsável por nossa produção de melatonina.

Por muitos anos os seres humanos se adaptaram a influencia da luz do Sol, e a escuridão da noite, e isso fez com que ficássemos mais ativos na parte da manhã e ao longo do dia, e mais relaxados na parte da noite. E com a chegada da iluminação artificial ganhamos infinitas opções de intensidade e aparência de cor, logo, devemos preferencialmente usar desses artifícios para tentar copiar a luz do dia.

Aparência de cor

A aparência ou temperatura de cor de uma lâmpada pode ser definida através dos Kelvins (K), e lâmpadas e luminárias podem variar de uma temperatura quente de 2700K que tem uma aparência mais amarelada, passando pelo 4000K que é o que chamamos de luz neutra, e o 6500K que é a luz fria com a aparência mais azulada.

Sempre atentos ao nosso ciclo circadiano, podemos traçar essa métrica definindo a temperatura/aparência de cor das lâmpadas e luminárias para todos os ambientes. Por exemplo, a utilização de uma luz mais quente em ambientes como dormitório e salas de jantar, criam um ar de calmaria e tendem a relaxar as pessoas. Nos dormitórios onde geralmente utilizamos para descansar não seria necessário uma lâmpada azulada (fria). Podemos utilizar da lâmpada mais fria, em ambientes que necessite de nossa produtividade e concentração, como em cozinhas na área de preparo e cocção de alimentos.

Quando involuntariamente invertemos essa recomendação de temperaturas de luz nos ambientes de nossa casa, pode causar uma certa confusão ao nosso corpo e influenciar de maneira negativa, como nos causar insônias.

Já percebeu como perdemos o sono ao utilizarmos o celular antes de dormir?

Os aparelhos celulares emitem uma luz mais azulada/fria, ela reduz os níveis do hormônio melatonina que nos faz sentir sonolento, logo, nos sentimos mais acordado.

Assim, controlar a iluminação de todos os ambientes da nossa residência pode parecer uma tarefa difícil, mas se tivermos consciência dos impactos da luz sobre nosso corpo, com certeza nos fará pensar duas vezes na hora de escolher uma lâmpada no mercado e automaticamente faremos escolhas cada vez mais assertivas.