5 segredos para o piso não soltar
Para o piso não soltar, confira alguns indicadores de trabalho bem feito:
1. Argamassa certa para o tipo de piso
Há um tipo específico pra fixar piso em porcelanato e outro para piso em cerâmica. Se fixar porcelanato com argamassa para cerâmica, o piso vai soltar antes do que você imagina! Confira na embalagem as informações do fabricante.
2. Argamassa colante precisa ser bem aplicada
Para o piso não soltar, a argamassa colante precisa ser bem aplicada.
Ela deve ser passada no chão e na placa de piso e espalhada com uma ferramenta específica (desempenadeira dentada), como se tivesse sido espalhada com um pente.
Para saber se o pedreiro está trabalhando bem, peça para ele tirar uma peça que acabou de ser assentada e observe se o verso está todo preenchido e com esse desenho penteado.
Se no verso houver uma bolota no centro ou se a argamassa estiver sem as ranhuras, o piso vai soltar. Peça para refazer.
E se você achar que é constrangedor pedir pra tirar a placa e ver, confirme se pelo menos há essa ferramenta na obra e pergunte ao pedreiro como ele está espalhando a massa.
3. Espessura do rejunte
Para o piso não soltar ou trincar a espessura do rejunte também é importante. Por mais que o rejunte fininho seja lindo, resista à tentação se as placas de piso não tiverem sido feitas pra isso. Todos os pisos trazem na embalagem a especificação da largura ideal de rejunte. Só se pode usar rejunte fininho em porcelanato retificado.
4. Tempo de secagem
É necessário esperar por 72h depois que as placas de piso tenham sido coladas para poder fazer o rejunte. caso contrário, ele vai estourar que nem pipoca ou o rejunte vai soltar.
5. Contrapiso bem feito
E o fundamental para qualquer piso não soltar e ficar bem feito: caprichar na qualidade do contrapiso, que precisa ser nivelado, áspero e sem manchas ou trincas.