Como ser um consumidor consciente em 10 passos
É preciso ser ativo: planejar as compras, consumir o necessário, reutilizar e reciclar, valorizar empresas sustentáveis, cobrar políticos e divulgar ideias. Confira!
O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca.
O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Sabe que os atos de consumo têm impacto e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente.
Por meio de cada ato de consumo, o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas e minimizando as negativas de suas escolhas de consumo, não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza.
O consumidor consciente também procura disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.
Além disso, o consumidor consciente valoriza as iniciativas de responsabilidade sócio ambiental das empresas, dando preferência às companhias que mais se empenham na construção da sustentabilidade por meio de suas práticas cotidianas.
O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento sócio ambiental.
Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
10 passos para ser um consumidor consciente
1. Planeje suas compras
A impulsividade é inimiga do consumo consciente.
Para não ser impulsivo, faça um planejamento antecipado, e, com isso, compre menos e melhor, e ainda economize na boca do caixa.
2. Avalie os impactos do seu consumo
Leve em consideração sua saúde, seu bolso, sua qualidade de vida, o meio ambiente e a sociedade, em suas escolhas.
3. Reflita sobre seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam as suas escolhas e seus hábitos de consumo.
4. Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos. É possível manter sua qualidade de vida cortando o desperdício.
5. Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez aquilo que você pode consertar, transformar ou reutilizar. É mais barato para você e muito mais barato para o planeta.
6. Separe seu lixo
Ao reciclar o lixo, contribuímos para a economia de recursos naturais., a redução da degradação ambiental e a geração de empregos., além de diminuir o lixo que vai para os aterros e evitando que a prefeitura cobre mais impostos e taxas.
7. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Nas suas escolhas de consumo, não olhe apenas o preço e a qualidade do produto. Valorize as empresas em função da sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
8. Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa! Para isso, vale encaminhar às empresas sugestões e críticas sobre seus produtos e serviços. A inovação de produtos e gestão pode gerar bens mais sustentáveis e cada vez mais baratos.
9. Cobre os políticos
Exija de candidatos, governantes e partidos, propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.
10. Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas de consumo consciente. Monte grupos para mobilizar familiares, amigos e pessoas mais próximas. Quanto mais consumidores atentos, mais as empresas serão cuidadosas.
A Hidrel é uma empresa consciente, que comercializa produtos que trazem economia e respeito ao meio ambiente. Gera muitos empregos, mantém um relacionamento cordial com todos os seus colaboradores, investe no constante aprimoramento do grupo e colabora frequentemente com ações sociais na comunidade que está inserida.